BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Vamos falar do mundo?

Quem quer falar de capitalismo aí?
Já esperava mesmo que ninguém fosse se interessar. Essa atitude cega e despreocupada é comum atualmente, na verdade a humanidade já fechou completamente os olhos para a questão "desigualdade social". Olhe por um momento esta imagem, acredito que tenha sido isto que lhe chamou à atenção. Como pode observar esta é uma situação comum em países pobres e miseráveis, os quais só são lembrados quando algo universal acontece, como foi o caso da copa do mundo.
Já era de se esperar que os olhos do mundo todo se voltassem pra um continente a muito tempo esqueçido. E mais ainda, todos já sabiam que após o evento mundial a situação triste e sem importância (para os mais desenvolvidos), seria esqueçida novamente.
Esse contraste de potências e capitais fica claro quando observamos que crianças de idades próximas vivem em situações tão contraditórias em um mesmo século. Para os economistas dos países ricos e poderosos vivemos em um período da humanidade em que tudo é mais prático, onde tempo de vida e saúde estão em constante desenvolvimento e crescem a cada dia. No entanto quando comparamos o modo de vida de grandes metrópoles com cidades onde até mesmo a água, que constitui a maior parte do globo terrestre, dá às costas para a realidade, percebemos que não vivemos em um mundo tão bonito como dizem.
Deixando de lado a questão ambiental, que também sofre com o crescimento de poder e tecnologia, quero colocar em questão o mundo que se criou após o período denominado Guerra Fria, ou se preferir, Guerra Ideológica. Após os EUA provarem para o mundo que estavam prontos para dominá-lo iniciou-se um processo de capitalização e crecimento econômico, em que grandes empresas formaram um certo monopólio sobre diversas relações internacionais no comércio mundial. Com isso países antes preparados economicamente foram crescendo e acompanhando esse processo denominado "Globalização". Por outro lado, quem já sofria com os prejuízos caudados pelo desejado capital, só presenciou uma sociedade ainda pior e desigual.
Situações precárias como esta mostrada na imagem não assustam mais os olhos do mundo inteiro. Ver uma criança desnutrida e outra completamente obesa já se tornou um hábito e até mesmo característica de determinados cantos do mundo. O que nos preocupa é onde isso vai parar, ou quando vai deixar de existir.
Será que não está na hora de deixarmos o pensamento capitalista de lado e nos preocuparmos mais com a vida social em si? Ou devemos deixar tudo como está e ver o mundo se afundando cada vez mais?
Só espero que as grandes potências decidam se reunir para tratar questões como essa .. rapidamente.

3 comentários:

Unknown disse...

nusss ki menina inteleligentii falo
td caroll o mundo hj em dia so ta
preocupado com o dinhero e mais nds,
ahh em questao da agua vai fika em falta
muita falta em 2025 ela vai começa ah valer
mais ki petroleo o mundo ta um desastre.
gostei muito desse post mesmo...
bjkss te amoo *--*

Carool disse...

aah valeu.
é a realidade né.. fazer o que.!
:8

saúde total disse...

Ta assistindo muita aula do Josias ou é impressão minha?! ;x